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11/08/2022Abrir uma empresa de Marketing Digital envolve muito planejamento, sobretudo, financeiro. É preciso muita atenção para evitar certos erros.
Embora seja uma área de grande potencial, começar um negócio novo é sempre um grande desafio e, mesmo que precise de pouco investimento, você precisa considerar diversos fatores para que seu empreendimento não venha a gerar prejuízos.
Ter um planejamento estratégico, te dá uma visão geral do que você pretende e do que você precisa para começar. E ter um plano financeiro detalhado, faz toda diferença no sucesso da sua empresa.
Contudo, tão importante quanto saber o que fazer é saber o que não fazer!
Vejamos a seguir alguns pontos importantes a se considerar antes de abrir uma empresa de marketing digital, assim como os principais erros financeiros a se evitar.
O que considerar antes de abrir uma empresa de Marketing Digital?
Existem alguns pontos importantes que se deve considerar antes de abrir uma empresa de Marketing Digital que estão ligados, mesmo que indiretamente, ao fator financeiro. Um desses pontos é ter consciência que a renda é o seu objetivo principal ao abrir um negócio, mas não pode ser o único.
E o que isso significa?
Isso quer dizer que você precisa ter claro o seu propósito ou propósitos para começar essa jornada. Um compromisso de vida que vai se tornar possível, graças ao seu empreendimento. Pode ser pagar uma boa faculdade para seus filhos, comprar a casa dos seus sonhos ou fazer a diferença na vida de outras pessoas.
O que importa é ter em mente que: Comprometer-se com algo maior que dinheiro, ou até maior que você, o manterá focado nas coisas certas.
O segundo ponto é lembrar que a chave para o sucesso a longo prazo é a estimativa. Assim, tenha em mente que manter um número menor de clientes fiéis é melhor que uma grande quantidade que pode não estar com você no próximo mês. Ou seja, foque mais na qualidade do que na quantidade de clientes.
O terceiro ponto, é levar essa visão da fidelização também para os clientes da sua empresa. Nesse sentido, procure analisar o estágio em que seu cliente está, o tipo de leads que ele precisa e sua capacidade de acompanhá-lo. Faça-os perceber que, em alguns casos, a qualidade realmente supera o ROI.
Agora que você já sabe o que é importante considerar antes de abrir uma empresa de Marketing, confira os 7 principais erros financeiros a se evitar.
Erro 1 ao Abrir empresa de Marketing Digital: Não definir as expectativas
Como em qualquer tipo de negócio, você deve definir as expectativas em relação ao número de clientes que precisará para manter sua empresa.
É importante também definir as expectativas junto aos clientes. Não prometa demais, especialmente quando você não tem certeza se vai entregar esses resultados.
É melhor deixar de lado um lead com esperanças irreais do que fechar a venda e ter que lidar com um cliente chateado ao longo do caminho. Seja honesto consigo mesmo e com eles.
Erro 2: Endividar-se
Evite ao máximo contrair dívidas para abrir uma empresa de Marketing Digital. Dívidas muitas vezes podem representar um problema para o seu negócio por causa das incertezas de um novo empreendimento.
Além disso, caso você precise reduzir suas despesas em algum momento, ter esse pagamento fixo pode prejudicar o negócio. Permanecer livre de dívidas o máximo possível será um grande trunfo para você quando começar.
Erro 3: Não ter um orçamento detalhado
Ter um relatório financeiro detalhado é essencial para lidar com os altos e baixos de um novo negócio. Você precisa saber exatamente o que está fazendo com seu dinheiro , quais são suas despesas e lucros e para onde está indo.
Entender para onde está indo todo mês é uma parte fundamental do negócio que muitos empreendedores têm medo, mas é uma ferramenta poderosa que mantém você no controle.
Erro 4: Esperar Lucros Imediatos
Os proprietários de agências de Marketing Digital são atraídos pelo fato de poder realizar todo o trabalho por meios remotos, além da liberdade de ser seu próprio chefe. Mas, é preciso estar ciente de que você terá que trabalhar duro por alguns anos para alcançar esses benefícios.
Portanto, tenha atenção redobrada para sua carga horária de trabalho. Procure manter sua disciplina tanto em relação a sua carga horária de trabalho quanto sobre o controle de despesas.
Erro 5: Assinar contratos de longo prazo com prestadores de serviços
Quando você está iniciando uma empresa, sua renda recorrente geralmente é baixa e seu churn geralmente é alto. Não se comprometa com contratos de longo prazo com seus provedores de serviços.
Em vez disso, opte por pagar mês a mês, mesmo que o custo seja maior. O pagamento mensal permite que você reduza os custos rapidamente se estiver tendo um mês difícil, em vez de ficar preso a pagamentos fixos altos.
Ter um orçamento te ajudará a conseguir isso. Se você tem um orçamento e cumpre, não deve ter problemas para pagar um contrato mensal. E se você tiver problemas, então você pode cancelar a despesa a qualquer momento.
Erro 6: Terceirizar serviços sem saber medir o desempenho
A terceirização pode ser a chave para o crescimento da sua agência, mas somente se você entender como medir o desempenho. Faça acordos claros com seu parceiro de terceirização e defina suas expectativas corretamente. Isso pode incluir serviços de redatores, cursos de capacitação, gestor de processos, financeiros entre outros.
Assim, se você não sabe muito sobre desempenho e está em processo de aprendizado, certifique-se de contratar uma consultoria especializada no serviço que deseja terceirizar, que seja totalmente confiável.
Erro 7: Não contar com consultoria para assessorar a empresa no controle financeiro
Você pode optar por não terceirizar a maior parte dos serviços ao abrir empresa de Marketing Digital. Contudo, deixar de contar com uma consultoria financeira é um grande risco para o sucesso do seu negócio.
Isso é importante porque, muitas vezes, empreendedores e suas equipes conhecem muito bem o seu segmento de atuação, mas não dominam as finanças e seus fatores burocráticos. Vale ressaltar que este é um setor delicado e extremamente importante.
Uma assessoria no setor financeiro é essencial para estruturar estratégias e monitorar os recursos da sua empresa, gerenciando receitas, despesas e investimentos. Um consultor vai elaborar um plano estratégico financeiro eficiente, orientando as políticas internas a organização das atividades do setor.
Essa é uma consultoria que definitivamente nenhuma empresa deve deixar de contar.
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