Abrir empresa de Marketing Digital: 7 Principais erros Financeiros
01/08/2022Quem tem Carteira Assinada pode abrir MEI? Descubra!
17/08/2022O Empreendedorismo Feminino vem crescendo de forma significativa na atualidade, assim como a importância deste protagonismo nas finanças.
Esse é um cenário que vem se consolidando no mundo inteiro.
Várias pesquisas têm demonstrado a importância de favorecer os negócios comandados por mulheres para fortalecer as economias.
O Empreendedorismo Feminino pode ser definido como o envolvimento de mulheres na tomada de decisão e gestão de negócios, principalmente em suas próprias empresas.
O objetivo de fortalecer as iniciativas de mulheres empreendedoras é contribuir para a redução da pobreza, para o aumento das receitas locais e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico local.
Quer saber mais sobre a importância do Empreendedorismo Feminino para as finanças? Continue com a gente!
O Empreendedorismo Feminino e sua importância para a economia mundial
O crescimento da inserção das mulheres no mundo dos negócios, fez com que um grande número de empreendedoras se tornassem a principal provedora da renda familiar.
Assim, no processo de crescimento do empreendedorismo nos países em desenvolvimento foi atribuído às mulheres um papel especial.
Esse cenário faz com que, seja por necessidade ou pela vontade de conquistar a independência financeira, cada vez mais mulheres assumam o papel de chefe, tanto da família quanto dos negócios.
Muitas vezes, o estímulo de uma mulher empreendedora está diretamente ligado ao fator família, especialmente se a mulher já for mãe. Ter uma empresa possui certos atrativos para a mulher que é mãe, pois facilita a ela:
- Controlar a própria agenda;
- Gerenciar seu tempo;
- Garantir mais liberdade e flexibilidade;
- Independência para atender às necessidades da família.
Empreendimentos femininos de sucesso em várias partes do mundo demonstram que a mulher empresária promove ganhos bastante significativos
Tanto no acréscimo de valor ao produto nacional, quanto na promoção de muitos ganhos sociais.
Um relatório elaborado pela Fundación Rafael del Pino, mostra que um aumento nos empreendimentos comandados por mulheres poderia significar um impacto direto no PIB dos países, com uma estimativa de:
- 5% nos Estados Unidos;
- 9% no Japão;
- 12% nos Emirados Árabes Unidos;
- 34% no Egito;
- 9% no Brasil;
- 27% na Índia;
- 6% na Espanha e;
- Até 5% no Reino Unido.
Esses investimentos poderiam proporcionar um aumento imediato da renda nacional (PIB) além de outros benefícios.
Importância do Empreendedorismo Feminino para as finanças nacionais
No caso do Brasil, a Organização Internacional do Trabalho estimou que a inclusão de mulheres na economia poderia significar um grande acréscimo.
Que em números, somariam R$ 131 bilhões em receita tributária à União brasileira ao longo dos oito anos.
Também segundo a OIT, no período estimado (2017 a 2025), a economia brasileira também teria o potencial de crescer em R$ 382 bilhões, se houvesse maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.
Uma pesquisa realizada no Brasil pelo Programa GEM, indica que o país se destaca no ranking de maiores empreendedores mundiais e que as mulheres assumem um papel significativo nesse cenário
Em 2018, por exemplo, o Brasil teve a sétima maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, também apontou que, em 2018, as mulheres “donas de negócios” já respondiam por 34% dos negócios próprios no Brasil.
Contudo, vale lembrar que esse aumento da participação das mulheres empreendedoras, em muitos casos, não é acompanhado de uma qualificação profissional adequada, e ainda com pouca ou nenhuma orientação de gestão.
Isso acaba comprometendo a longevidade desses negócios.
5 Grandes empresas que mostram a importância do empreendedorismo feminino
Pantys
Fundada e comandada pelas empresárias Emily Ewell e Maria Eduarda Camargo, a marca oferece calcinhas absorventes para que qualquer pessoa se sinta confortável durante a menstruação.
Em quatro anos, a Pantys se tornou símbolo de sustentabilidade, sendo a única empresa de menstruação com certificação B Corp do Brasil.
Emprega mais de 40 pessoas e tem um programa de apoio à pobreza menstrual, apoia inúmeras ONGs, empodera refugiados e possui uma plataforma de educação menstrual e financeira para mulheres.
Nubank
O crescimento do Nubank é impressionante desde a sua criação. O banco digital tem transformado a maneira como os usuários lidam com o sistema bancário no Brasil. Cristina Junqueira é uma das principais responsáveis pelo estrondoso sucesso.
Cristina é CO-fundadora e vice-presidente da marca. Em maio de 2020 ela foi eleita como uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes.
Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é uma das mulheres empreendedoras mais poderosas do Brasil.
Por 24 anos, esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados.
Hoje, ela atua como Presidente do Conselho de Administração do Magalu.
Durante seus quase 30 anos de trajetória, recebeu centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder – ficou em 1º lugar, nos dois últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil.
De acordo com a Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress.
Além disso, a empresária é a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes do mundo em 2021 do jornal britânico Financial Times.
Feira Preta
A Feira Preta é um projeto que teve início em 2002, com a vendedora Adriana Barbosa que, em 2020 foi considerada pela Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil.
Hoje, a feira que começou como um espaço para dar visibilidade às potências de artistas e empreendedores negros, é o maior evento de cultura negra da América Latina.
A organização conta que em sua última edição o festival recebeu mais de 40 mil visitantes e teve circulação monetária superior a R$ 1,5 milhão.
Dudalina
Dudalina é uma marca de roupas femininas que foi fundada por Seu Duda, poeta, e Dona Lina, empreendedora, pais de 16 filhos.
A empresa existe desde 1957, mas foi em 2003 que Sônia Hess, umas das filhas do casal, assumiu a presidência da empresa e transformou a camisaria dos seus pais na maior exportadora de camisas do país.
Conclusão
Para quem reconhece a importância do Empreendedorismo Feminino nas finanças e busca investir nessas iniciativas.
Ou até mesmo para mulheres que desejam começar um negócio, uma consultoria adequada é um fator determinante.
Isso porque, muitas delas começam suas empresas sem os conhecimentos necessários nas áreas financeiras, de gestão e contábeis, o que dificulta a continuidade e sustentabilidade destes empreendimentos.
A Finsharp conta com uma equipe especializada que pode te ajudar com seu planejamento financeiro e garantir o sucesso da sua empresa, e claro, contamos com profissionais qualificadas e nada disso seria possível sem o trabalho delas.
Preencha nosso formulário para saber mais!