Como Organizar as Finanças da Empresa em 7 Passos
24/09/2022O que É Sustentabilidade Econômica e Quais seus Benefícios
03/10/2022Quanto Custa para Fechar uma Empresa? Se você possui uma empresa em dificuldades, certamente já fez perguntas como esta.
Mas, a verdade é que as respostas para essas perguntas são bastante relativas. O ideal é que, antes de tomar essa difícil decisão, você avalie com cuidado todas as alternativas e custos envolvidos. De preferência com a ajuda de profissionais especializados.
Antes de optar definitivamente pelo fechamento existem outras possibilidades que você pode analisar. Além disso, responder quanto custa fechar uma empresa, inclui uma série de fatores, como o tempo necessário para para gerenciar as tarefas e a dissolução pendente, as providências fiscais e outros fatores de custo não social.
Confira a seguir os passos para fechar uma empresa e os custos envolvidos nesse processo.
O que tentar antes de fechar uma empresa?
Às vezes, as empresas chegam a um ponto muito complicado . Pode ser devido a uma estratégia mal planejada, gestão inadequada ou mesmo um conjunto de pequenas falhas que atrasam toda a empresa. Algumas vezes só precisam de alguém para entrar e tomar grandes decisões para mudar o cenário.
Para esses negócios, tentar uma Recuperação Judicial pode ser um meio de evitar o fechamento da empresa. Geralmente, esse recurso é útil quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas.
A recuperação judicial é uma alternativa para quem deseja fazer uma última tentativa para salvar sua empresa. Contudo, para que ela dê certo é necessário um planejamento bem estruturado, tanto para apresentar a juízes e credores, como também para orientar suas ações para recuperar a empresa.
Um bom plano de recuperação envolve:
- Priorização de ações, baseadas nos principais fatores que impulsionaram seu crescimento;
- Pesquisa de mercado;
- Revisão de pontos mais fortes e mais fracos;
- Considerar os benefícios de uma fusão;
- Reavaliar sua demografia (público e área de abrangência);
- Construção de uma forte presença online;
- Estudar áreas para redução de custos;
- Construir e divulgar uma história cativante sobre a empresa;
- Encontrar defensores da marca e usar suas histórias.
No entanto, se você já passou sem sucesso por essas fases ou tem outros motivos para encerrar de vez as atividades do seu negócio, confira a seguir os passos necessários e saiba quanto custa fechar uma empresa.
Passos para fechar uma empresa
Antes de entender quanto para fechar uma empresa, é recomendável que você saiba quais são os passos legais para isso.
A boa notícia é que hoje em dia esse procedimento está menos burocrático, graças ao programa Bem Mais Simples e também ao Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, mecanismos criados pelo Governo Federal.
Agora, para dar baixa no CNPJ, o empresário precisa apenas solicitar o encerramento à Junta Comercial, sem a necessidade de apresentação de certidão negativa. Caso haja pendências no pagamento de obrigações tributárias, o empresário segue com a responsabilidade de assumi-las, mas isso não impede mais o encerramento das atividades.
Veja quais são os passos para fechar a sua empresa:
1. Formalize a decisão
Os proprietários individuais podem decidir por conta própria, mas qualquer tipo de sociedade exige que os coproprietários concordem. É preciso cumprir todas as etapas e elaborar registrar todos os acordos em um documento por escrito.
2. Elabore os documentos de dissolução:
Na maioria dos casos, os principais documentos que compreendem o processo de Distrato Social da empresa são: a ata de assembleia, uma notificação e o termo de alteração de contrato social. Sendo que, tanto a notificação quanto a alteração contratual devem ser averbadas na Junta Comercial.
3. Cancele registros, autorizações, licenças e nomes comerciais.
Proteja suas finanças e reputação cancelando qualquer um desses itens que você não precisa mais, incluindo seu nome comercial.
4. Regularize as questões trabalhistas
Caso possua funcionários, é preciso realizar a rescisão contratual conforme legislação vigente. Também é preciso emitir a Certidão Negativa, o que pode ser feito no portal da Receita Federal. Caso ela não esteja disponível, é necessário consultar e resolver as pendências.
Além disso, o contador deve verificar a situação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no portal da Caixa Econômica Federal.
5. Resolva obrigações financeiras
Você deve estar em dia com as declarações finais de imposto de renda e imposto sobre vendas. Também dar baixa no seu CNPJ, assim como notificar os órgãos fiscais federais e estaduais.
A baixa do CNPJ é realizada no site da Receita Federal, no programa Coleta Online. Ele gera a solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deve ser assinado e reconhecido em cartório. Este processo também pode ser solicitado diretamente na Junta Comercial.
6. Manter registros
Você pode ser legalmente obrigado a manter registros fiscais e trabalhistas, entre outros arquivos. Diretrizes comuns aconselham manter registros por um período de três a sete anos.
Quanto custa para fechar uma empresa?
Até aqui você acompanhou o que fazer para tentar salvar uma empresa e quais são os passos para fechar uma. Mas, afinal, quanto custa para fechar uma empresa?
Como já citamos, não há como determinar o quanto você vai gastar para fechar sua empresa porque existem muitos fatores envolvidos nesse procedimento.
Contudo, você pode verificar quais os custos que geralmente estão envolvidos nesse processo. São eles:
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- ISS e ICMS (Impostos sobre serviços e vendas);
- Tributos Federais, identificados através das Certidões de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida da União.
Saiba mais sobre cada um deles:
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
O Certificado de Regularidade do FGTS deve ser requerido no site da Caixa Econômica Federal. Caso haja valores pendentes, estes devem ser pagos em uma agência do mesmo banco.
ISS e ICMS
Se a inscrição da empresa é municipal, é preciso solicitar à Prefeitura se há pendências no pagamento do ISS e quitá-las. Caso a inscrição seja Estadual, é necessário verificar junto à Secretaria da Fazenda se há pendências no pagamento do ICMS e resolvê-las.
Tributos Federais
A Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida da União é outro documento que deve ser requerido e que comprova que não há débitos pendentes junto ao Governo Federal. Caso haja, os mesmos também devem ser regularizados.
Qual a forma mais segura de fechar uma empresa?
Agora que você entendeu quanto custa para fechar uma empresa, deve ter percebido que este não é um processo tão simples. Mesmo que este procedimento tenha se tornado mais fácil, ele ainda possui alguns riscos, como errar em cálculos trabalhistas, por exemplo.
Portanto, a maneira mais segura de fechar sua empresa, sem que isso lhe traga problemas futuros, como as temidas ações trabalhistas, é contar com uma assessoria contábil.
Uma consultoria especializada fará uma avaliação da sua situação e poderá responder com exatidão a pergunta que você tanto se fez: quanto custa para fechar uma empresa?
Uma consultoria especializada também cuidará para que todos os procedimentos se dêem de maneira organizada e de acordo com a lei, incluindo o apoio com a gestão dos recursos humanos e cálculos trabalhistas.
A Finsharp conta com uma equipe de especialistas contábeis que pode te ajudar a fechar uma empresa de forma segura. Preencha nosso formulário para saber mais.