O que é Outsourcing Financeiro
25/01/2022O que faz um consultor financeiro?
26/01/2022Confira neste post como conseguir investidores anjos para sua empresa através de práticas saudáveis e veja seus negócios crescerem.
Muitas pessoas conhecem o jogo “Banco imobiliário“. O ato de construir imóveis, adquirir posses e cobrar aluguéis para conseguir ganhar mais dinheiro era um dos maiores objetivos a ser alcançado. O jogo começa com o banco “emprestando” uma quantia igual para cada um dos participantes. Estes, tinham a responsabilidade de administrar esse recurso da melhor forma possível, a fim de arrecadar mais.
Multiplicar o dinheiro para conseguir se sustentar “inadimplente”, era um dos focos e vontades de todos os que criavam táticas de “enriquecimento”. Se você não teve a oportunidade de participar de uma rodada, não perca tempo. A diversão é garantida com boas risadas e muito conhecimento adquirido.
Mas por que estamos falando deste jogo, o que tem a ver com a minha empresa, e como conseguir investidores com ele?
Uma das práticas de todos os participantes era a de aprenderem a gerir o recurso que o banco central dava. Isso se assemelha com os negócios da vida real. Você tem uma ideia, precisa tirá-la do papel, e estuda formas de conseguir fazer isso. Então você esbarra em um detalhe importante: o dinheiro.
Conseguir o dinheiro para montar ou comprar os equipamentos, matéria prima, insumos, e fazer tudo crescer. Dinheiro para ser visto, ser lembrado (através de marketing ou de outras ferramentas semelhantes), expandir, e até mesmo quitar obrigações. Essas são necessidades dos empreendedores da vida real, e que se encontram no jogo também.
Poderíamos então renomear os participantes como “empreendedores”, certo? Também. Mas cada pessoa que queria fazer o seu “empréstimo bancário” crescer, precisava criar formas precisas de administração e investimento. Serem investidores do seu próprio negócio. Investiam em tempo, e em ideias para arrecadar dinheiro dos demais jogadores de alguma maneira (como aluguéis, impostos e taxas, etc.).
Também precisavam arriscar alguns planos como comprar um imóvel ou empreendimento de outra pessoa, por exemplo. Isso poderia parecer que muito dinheiro estava saindo, mas talvez em longo prazo isso lhe renderia em o dobro do que fora aplicado. Isso com certeza se parece com o que os investidores fazem. E se investir pode garantir o dobro dos meus negócios, como no jogo, precisamos de pensamentos de investimento e de investidores então!
O que são investidores?
No dicionário, o significado da palavra “investidor” é “Que, ou o que investe capitais; inversor.”. E sua definicção etimológica é do Latim INVESTIRE, “cobrir, rodear, colocar roupa”, mais tarde “colocar roupas de um ofício”. Mas como “alguém que se veste/coloca roupas de trabalho pode ter virado alguém que faz meu negócio crescer?”. Essa pode ser a sua pergunta e a de muitos outros.
O uso da palavra “investir” associada ao dinheiro foi mencionado, pela primeira vez, no Século XVII, e acredita-se que o termo foi usado no sentido de dizer que o capital adquiriu uma “nova forma”. E o significado atualmente vem sido empregar capitais com objetivo de obter lucro. Mas esta é uma definição muito ampla, pois um especulador ou o próprio empreendedor poderia ser considerado um investidor. Afinal, todos estão depositando dinheiro visando obter lucro.
Investidor x Especulador x Empreendedor
Existe um problema no mundo das finanças, que é quando você acredita que o investidor é a pessoa que dá dinheiro, o especulador é o que pesquisa forma de ganhar dinheiro, e o empreendedor é só o dono do negócio.
As diferenças parecem sutis, mas o investidor é a pessoa que vai sim aplicar capital em algo, mas ele só fará isso após uma análise minuciosa, que garantirá segurança a todas as partes envolvidas. Já o especulador financeiro será o que fará o mesmo movimento que o investidor, porém em um grau de risco elevado. E do outro lado temos o empreendedor que além de ser o “dono do negócio” e de fato aplicar algum recurso no mesmo, opera e trabalha para que o retorno chegue.
Ou seja, o empreendedor está em atividade empresarial. Dando o exemplo de uma pizzaria: se alguém diz que só colocou dinheiro e não está trabalhando, é um sócio capitalista e não quem “põe a mão na massa”. Mas precisamos saber que muitos trabalham em conjunto com a finalidade de fazer a empresa crescer.
Tipos de investidores
Sabendo que, sim, de fato um investidor pode aplicar o dinheiro no seu negócio (seja ele uma startup, grande empresa, “não saiu do papel ainda”, etc.), precisamos conhecer quais os tipos existentes e qual é o mais indicado para cada tipo de empresa.
São eles:
Investidor Anjo- O “queridinho” das startups em fase inicial de operação, ele (pessoa ou grupos- todos pessoas físicas) investe em setores que conhece.
Aceleradora- Trabalham com startups no momento da identificação da oportunidade de negócio. Elas apoiam para que o negócio saia do papel.
Incubadoras- Oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos micro e pequenos negócios.
Crowdfunding- Conhecido como um financiamento coletivo, se dá a partir da colaboração de um grupo de pessoas que investem recursos financeiros em um retorno não só para o grupo, mas para a sociedade. Uma espécie de “vaquinha”.
Venture Capital- Este tipo de investidores são destinados a empresas de pequeno e médio porte que já estão estabelecidas e possuem potencial de crescimento.
Por que as empresas precisam conseguir investidores?
Como no jogo mencionado no início, alguns empreendedores se veem endividados e precisando de algum recurso financeiro para fazer os negócios crescerem e prosperarem. Alguns se veem com o negócio no início, imaturo, e outros com as ideias ainda no papel, etc.
Quando não temos um investidor, podemos enfrentar alguns problemas relacionados ao capital e até mesmo à falta de influência no mercado. A demora para conseguir colocar uma ideia em prática e de ganhar visibilidade pode ameaçar todo o trabalho feito.
Mas porque há vantagens ao ter um investidor? Porque não representará mais recursos financeiros à sua empresa somente. Ele não apenas dará o dinheiro que poderá “dar o empurrão” que faltava, ou solucionar alguma necessidade. Mas terá também a influência e conhecimento que eles têm podem garantir portas abertas, e visibilidade.
Se você possui uma ideia que precisa colocar em prática, você pode contar com esse tipo de ação. A capacidade analítica dos investidores são elevadas, pois estão acostumados a lidarem com todo tipo de negócios, e possuem experiência de mercado. Essa experiência inclusive que trouxe a eles reflexões do que deu errado e o que não deve ser feito, também lhes trouxe o oposto: o que deve acontecer.
Como conseguir investidores?
Tendo em vista tudo o que foi colocado, sendo tipos e vantagens, a pergunta que você pode estar se fazendo é: “E como conseguir investidores?”
Antes de conseguir investimento em meu negócio, preciso estabelecer algumas perguntas. “Sobre o que é o meu negócio?”. “Qual o capital de giro dele, o público/a quem se destina, e qual o seu modelo de negócios?”. Essas e outras perguntas são essenciais antes de procurar, pois certamente eles a farão para você. Estar preparado demonstra maturidade e responsabilidade afinal, você investiria seu dinheiro em alguém que parece não saber o que quer?
Entretanto, existem modelos de investimento como as aceleradoras e incubadoras que ao invés de estudar tudo sobre sua empresa, vai ajudá-lo a responder tais questões. Esse é o papel deles: Montar com você um plano de sucesso bem estruturado. E existem Hubs de inovação e listas na internet sobre onde encontrar tais investidores.
Conseguindo investidores na prática
Podemos conseguir os demais tipos de investidores, para os casos em que estas respostas já existam. Eles também se encontram na internet. Além do antigo “bater à porta” (ir de forma direta aos investidores).
Ir em eventos de empreendedorismo e afins também garantem o famoso “networking”. Você pode participar de debates, reuniões, congressos e ações de inovação, e contar um pouco da sua empresa. Conversar com outros empreendedores também ajuda a saber como conseguir um investidor anjo ou venture capital, etc.
E por último, a Finsharp possui parceria com alguns investidores, como a Booming Tech Hub. Ela é um Hub de Análise e Investimento em startups, oferecendo soluções práticas àqueles que precisam deste tipo de serviço. Essa parceria garante aos nossos clientes a possibilidade de conseguir exatamente o que ele precisa: fazer sua empresa crescer.
Confira os nossos serviços e não perca a oportunidade de ter o seu financeiro e contábil alinhado, somados ao investimento perfeito!