Quanto Custa um Consultor Financeiro para Empresas?
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11/07/2022Criar uma Agência de Marketing Digital, assim como qualquer outro negócio, começa por dois planos essenciais: Estratégico e Financeiro.
Um Plano Estratégico serve para você saber para onde seu negócio está indo, se preparar para mudanças e construir uma equipe forte e alinhada. Além disso, ele traz os primeiros indicativos de recursos que serão precisos para criar sua Agência de Marketing Digital.
Já o Plano Financeiro deve detalhar custos para abertura e manutenção do seu negócio. Além disso, seu plano financeiro deve atuar como um sistema de alerta antecipado, indicando, por meio de projeções, como solucionar quedas de fluxo de caixa e os melhores momentos para investimentos, por exemplo.
Confira a seguir o que é cada um desses planejamentos e, consequentemente, como criar uma agência de marketing digital.
Planejamento Estratégico para criar uma Agência de Marketing Digital
O Planejamento Estratégico é uma obrigação para todas as empresas, grandes e pequenas, e não seria diferente ao criar uma agência de marketing digital. Planejar estrategicamente significa descobrir para onde sua empresa está indo e como chegar lá, mas não é só isso.
O plano estratégico determina quem você é como empresa e lista ações concretas para atingir seus objetivos. Quando ocorrem imprevistos, o plano estratégico ajuda sua empresa a sobreviver e encontrar novas oportunidades, mantendo-se fiel aos seus valores e missão.
Além disso, construir um plano estratégico é um exercício de formação de equipe que pode reunir os funcionários e transformar a forma como eles se comunicam.
O que inclui um plano estratégico?
Um plano estratégico descreve o estado atual da empresa, o estado futuro desejado e como passar de um para o outro.
No caso de quem está criando um agência de marketing digital, por exemplo, ele estará mais baseado no futuro, mas também analisa o cenário atual do mercado e como sua empresa deverá se inserir nesse contexto.
Os componentes específicos geralmente incluem:
- Um Resumo Executivo;
- Uma descrição da empresa;
- Declarações de missão, visão e valor;
- Análise estratégica do ambiente interno e externo;
- Análise SWOT (“SWOT” é um acrônimo para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
- Uma descrição de seus objetivos de negócios e projetos para alcançá-los;
- Um plano de ação de 12 meses que lista iniciativas específicas, quem as executará, um cronograma para fazê-lo e indicadores chave de desempenho para acompanhar o progresso.
Alguns planos também incluem detalhes de como a implementação será monitorada e avaliada.
Planejamento Financeiro para criar uma Agência de Marketing Digital
Agora que você já sabe o que é o Plano Estratégico, confira como criar uma agência de marketing digital do ponto de vista financeiro.
Como já citamos, o Plano Financeiro é uma etapa crucial para quem pretende montar uma agência de marketing digital. Ele serve para orientar sobre recursos necessários para começar, assim como para apontar as formas da empresa se manter.
Ou seja, por meio do Planejamento Financeiro, você faz suas projeções, prevendo receitas e despesas. Essas projeções funcionarão como um sistema de alerta antecipado, ajudando você a planejar quedas de fluxo de caixa, identificar necessidades de financiamento e apontar o melhor momento para projetos.
Ele também é uma ferramenta para monitorar suas finanças, permitindo que você avalie seu progresso e evite problemas rapidamente.
Veja os passos para criar seu plano financeiro.
1. Revise seu plano estratégico
O planejamento financeiro deve começar com o plano estratégico da sua empresa . Você deve pensar sobre o que deseja fazer para iniciar sua agência de marketing, respondendo a perguntas como:
- Preciso de quais equipamentos?
- Preciso contratar quantos funcionários?
- Preciso de recursos além dos que disponho?
- Como planejar meu fluxo de caixa?
- Vou precisar de financiamento? Se sim, quanto?
A partir daí, determine o investimento financeiro necessário para criar sua agência de marketing e os custos do negócio por, no mínimo, 12 meses.
2. Desenvolva Projeções Financeiras
Elabore Projeções Financeiras mensais. Para isso, considere sua:
- Receita antecipada com base nas previsões de vendas;
- Despesas previstas com mão de obra, suprimentos, despesas gerais, etc.
Além disso, inclua os custos dos projetos que você identificou na etapa anterior. Para este trabalho, você pode usar um software de planilha simples ou ferramentas disponíveis em softwares de contabilidade .
Prepare também uma declaração de renda projetada (lucro e perda) e uma projeção de balanço. Pode ser útil incluir vários cenários (mais prováveis, otimistas e pessimistas) em suas projeções para ajudá-lo a antecipar os impactos de cada um.
Pode ser uma boa ideia procurar o conselho de seu contador ou de um consultor financeiro especializado ao desenvolver suas projeções financeiras.
Certifique-se de revisar o plano, principalmente, caso seja você quem buscará financiamento e quem explicará o plano ao seu banco ou investidor.
3. Organize o financiamento
Use suas projeções financeiras para determinar suas necessidades de financiamento. Aborde suas parcerias financeiras com antecedência para discutir suas opções.
Projeções bem preparadas ajudarão a tranquilizar os investidores de que sua gestão financeira será sólida e bem fundamentada.
4. Tenha um plano para contingências
Ao criar uma agência de marketing digital tenha em mente que imprevistos podem ocorrer e suas finanças podem sofrer alguns abalos.
Por isso, o ideal é conseguir manter uma fonte de recursos de emergência antes de precisar dela.
As alternativas incluem guardar uma reserva em dinheiro ou manter algum espaço em sua linha de crédito.
5. Pense no Monitoramento
É importante definir como seu plano financeiro será monitorado, ou seja, você precisa definir os indicadores e as formas de monitorar se eles estão sendo alcançados.
Esses indicadores devem apontar formas de comparar os resultados reais com suas projeções para ver se sua agência de marketing digital está indo em direção ao alvo ou precisa ajustar.
O principal objetivo do monitoramento é identificar problemas financeiros antes que eles saiam do controle. Uma prática essencial em qualquer negócio e ainda mais para quem está começando.
6. Conte com a ajuda certa
Como você deve ter percebido, criar uma agência de marketing digital, com um plano financeiro adequado não é um processo tão simples. Mas isso é essencial para o sucesso do seu negócio.
Por isso, se você não tiver experiência, uma boa ideia é considerar contratar uma consultoria especializada para ajudá-lo a montar seu plano financeiro.
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