Invoice: O que é, Para Quem é Indicado e Como Funciona
09/09/2022Como Organizar as Finanças da Empresa em 7 Passos
24/09/2022Uma boa gestão financeira para pequenas e médias empresas, é uma das práticas e ferramentas mais essenciais e determinantes.
É extremamente difícil começar um pequeno negócio, mais ainda mantê-lo. Pesquisas indicam que apenas cerca de metade das novas empresas permanece aberta por cinco anos e apenas um terço chega à marca de 10 anos.
É por isso que é vital fazer todos os esforços para ter sucesso, um deles é entender como funciona a gestão financeira para pequenas e médias empresas.
Confira a seguir!
O que é a Gestão Financeira para pequenas e médias empresas
A Gestão Financeira é um termo abrangente que engloba uma série de processos e ferramentas na realização da contabilidade completa de um negócio. Na prática, realizar uma boa gestão financeira envolve fazer projeções precisas, criar demonstrações financeiras, acessar e gerenciar financiamentos de negócios.
Realizar todas essas tarefas com eficiência permite que você tome as decisões para administrar sua empresa com sucesso.
Alguns dos primeiros passos para uma boa gestão financeira incluem elaborar um orçamento realista, acessar linhas de crédito e abrir uma conta bancária para despesas comerciais como folha de pagamento
Por que a gestão financeira é importante para PMEs?
A gestão financeira para pequenas e médias empresas é importante porque permite ao gestor:
- Ver e entender seu lucro;
- Tomar decisões sobre o planejamento de estoque e definição de preços;
- Analisar se possui fluxo de caixa suficiente para sustentar as operações e tomar decisões sobre a compra de ativos;
- Fornecer aos bancos e investidores os relatórios financeiros necessários para conseguir empréstimos ou financiamentos;
- Conduzir uma análise financeira sólida para melhores previsões e projeções de negócios.
Desafios comuns da Gestão Financeira para pequenas empresas
Entender as finanças da sua empresa é difícil e pode ser demorado. Alguns dos desafios comuns que você pode enfrentar incluem:
Gerenciar um orçamento
Além de fazer a folha de pagamento, pagar benefícios trabalhistas e entender um sistema tributário complexo, muitas vezes também é preciso lidar com a incerteza econômica.
Elaborar e monitorar seu orçamento é a única maneira de remover algumas suposições e ajudá-lo a se preparar para circunstâncias imprevistas e tomar decisões estratégicas.
Efetuar a folha de pagamento com reservas de caixa
Pagar constantemente os funcionários, impostos sobre a folha de pagamento, benefícios e os salários dos proprietários com o dinheiro disponível é um forte indicador de saúde financeira.
Se você ainda não usa reservas de caixa para folha de pagamento, defina uma meta para isso.
Manter as contas em dia
Com uma gestão financeira eficiente vem a capacidade de cumprir suas obrigações comerciais. Isso ajuda a evitar taxas extras e aumenta seu crédito. Na verdade, boa parte da sua pontuação de crédito é baseada no histórico de pagamentos em dia.
Controlar dívidas
Não importa o tamanho do seu negócio, há uma boa chance de que em algum momento você precise de mais dinheiro do que tem disponível. E seja um empréstimo para pequenas empresas ou um cartão de crédito comercial, às vezes assumir uma dívida faz sentido financeiro.
Mas, assumir muitas dívidas ou não cumprir os prazos de pagamento, pode prejudicar seu crédito, aumentar despesas com juros e prejudicar o negócio. Antes de contrair uma dívida, é importante ter um plano de como você vai pagá-la.
Financiamento seguro
A má gestão financeira leva a um crédito ruim e à incapacidade de receber financiamento seguro. Isso pode dificultar o crescimento por não aproveitar as oportunidades de negócios quando elas surgem. Garantir o financiamento é desafiador, demorado e requer experiência.
Três Indicadores para Gestão Financeira
Acompanhar indicadores e métricas é uma prática fundamental na construção da disciplina financeira. Isso pode ser feito por meio dos demonstrativos financeiros, que podem ser usados para analisar:
1. A Rentabilidade
que pode ser avaliada com a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) e a partir da qual se pode calcular as margens de lucro, incluindo a margem de lucro bruto, a margem de lucro operacional e a margem de lucro líquido.
2. Eficiência
Algumas métricas medem se sua empresa está usando bem seu capital e ativos para gerar receita. Para essas métricas, você precisará de informações de sua Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial. Aqui você pode analisar o Retorno sobre ativos e o Índice de capital de giro.
3. Solvência
Para medir a capacidade da sua empresa de pagar suas dívidas de longo prazo, use a demonstração do fluxo de caixa , que mostra quanto dinheiro entra e sai da sua empresa. O cálculo do fluxo de caixa operacional poderá indicar quão bem a empresa pode cobrir seus passivos circulantes.
7 dicas de Gestão Financeira para pequenas e médias empresas
Segue alguns passos que você pode tomar para uma melhor gestão financeira do seu negócio:
1. Monitore seu orçamento
Acompanhe suas despesas mensais e compare-as com despesas históricas. Quando você vir problemas em potencial, como gastos excessivos ou falta de capital, faça planos para resolvê-los.
2. Atenção à contabilidade
O primeiro passo para adequar sua contabilidade é obter um software de contabilidade empresarial. Independente do estágio da sua empresa, o software de contabilidade economizará tempo e fornecerá dados precisos em um formato fácil de entender.
Certifique-se também de:
- Abrir uma conta corrente comercial separada;
- Conciliar as contas mensalmente;
- Acompanhar todas as vendas seja faturas, livro caixa ou software;
- Depositar todas as vendas e vincular os depósitos com os documentos de vendas;
- Anotar todas as despesas comerciais ou usar um cartão de débito comercial.
3. Crie uma projeção de fluxo de caixa
Certifique-se de que as entradas de caixa (contas a receber) cobrirão as saídas. Isso ajuda a empresa a definir metas e mudar o curso quando necessário para alcançá-las.
Isso é especialmente importante para negócios sazonais, onde alguns meses do ano podem representar a maior parte das vendas da empresa e startups que estão começando a decolar.
4. Construa um plano financeiro
Comece a desenvolver um plano de lucro, que pode ser implementado com um empréstimo. Nele, você deve incluir uma declaração de propósito, uma lista dos proprietários do negócio, uma descrição do negócio e como ele gera lucros e demonstrações financeiras.
5. Conte com a ajuda certa
Se possível, contrate uma consultoria especializada para lidar com questões como contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, relatórios e demonstrações financeiras.
Uma assessoria adequada, assim como a fornecida pela Finsharp, também poderá implementar controles financeiros e fornecer orientação sobre questões fiscais e de conformidade.
A Finsharp conta com uma equipe especializada para a Gestão Financeira de pequenas e médias empresas. Está precisando contratar este serviço? Preencha nosso formulário para saber mais.