Como fazer um balanço patrimonial em 5 passos
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13/05/2022Um exemplo de erro mais comum de um balanço patrimonial é principalmente no não conhecimento de sua estrutura.
Primeiramente, o Balanço Patrimonial é um relatório de contabilidade que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Sendo este o seu grande diferencial se comparado a outros tipos de relatórios financeiros. Ele mostra não somente o quesito financeiro da empresa, mas também o patrimonial. Em outras palavras, podemos dizer também que o Balanço Patrimonial busca mostrar muito mais que apenas a saúde financeira. Ele busca também mostrar o valor do patrimônio de uma empresa.
O maior exemplo de balanço patrimonial é entender tudo sobre ele.
O maior “bom exemplo” é saber quais são os elementos de um balanço patrimonial
O Balanço Patrimonial (BP) é formado pelo ativo, passivo e pelo patrimônio líquido da sociedade, os quais estão localizados em espaços dedicados exclusivamente às suas informações, como será explicado a seguir.
Entenda a sua estrutura
O BP apresenta uma estrutura bem simples, composta de duas colunas, sendo que em cada uma delas deve constar um tipo de informação específica. Na coluna do lado esquerdo encontram-se as informações do Ativo com suas respectivas especificações quantitativas e qualitativas. O Ativo representa o conjunto de bens, direitos, valores, créditos ou qualquer outro montante que forma o patrimônio da empresa.
Já do lado direito do Balanço ficam as informações do Passivo, representado pelas obrigações contraídas pela sociedade, as quais são classificadas de acordo com a sua natureza e sua quantificação monetária. Junto do Passivo encontram-se as contas do Patrimônio Líquido, como as contas de capital, avaliação patrimonial e reserva de lucros.
A estrutura do Balanço Patrimonial segue estritamente as regras gerais de contabilidade, mas a sua padronização pode ser feita de forma especial, conforme a natureza da pessoa jurídica e a sua respectiva regulamentação.
Análise do aspecto financeiro
Para efetuar uma boa análise de todos os elementos do Balanço Patrimonial, é importante observar dois pontos relacionados ao seu aspecto financeiro: a liquidez e a solvência. O primeiro representa a efetiva capacidade que a empresa possui de quitar suas dívidas, ou seja, de cumprir seus compromissos com terceiros. Já o segundo possibilita averiguar a situação da empresa a médio e longo prazo como, por exemplo, se há possibilidade da empresa, no futuro, ir à falência.
Análise do aspecto econômico
A análise do ponto de vista econômico divide-se entre: rentabilidade, produtividade e rotatividade.
A capacidade da sociedade de oferecer um retorno do capital inicialmente investido, ou seja, de gerar lucros, é avaliada através do critério da Rentabilidade. Já a produção de receitas da sociedade através de seus ativos, como no caso de produção de bens e sua respectiva venda, entra na análise do critério da Produtividade. Por fim, o critério da Rotatividade avalia a capacidade da rotação dos elementos patrimoniais da sociedade, como no caso dos itens de estoque ou das contas a pagar e a receber, o que impacta diretamente na rentabilidade da empresa.
Essas são apenas algumas dicas importantes para que a análise de um balanço patrimonial seja feita sem maiores complicações. É indispensável que o profissional da área saiba os conceitos e os métodos analíticos das obrigações da sociedade. Além disso, a utilização de um sistema padronizado capaz de organizar a vida financeira da empresa e adequar a inserção das informações corretas nos demonstrativos financeiros é de grande importância para evitar possíveis erros e incorreções.
10 erros mais comuns que você pode evitar
Como exemplo notável, realizar um Balanço Patrimonial, além de imprescindível, pode ser um tanto complicado e, exatamente por isso, não são poucos os erros cometidos.
Por isso, vamos listar os 10 erros mais comuns na confecção deste tipo de relatórios. Esperamos que a partir desta lista, você seja capaz de executar esta tarefa com mais segurança e assertividade.
Vamos lá:
1.Falta de organização
Um dos maiores problemas das empresas brasileiras está na falta de organização. Perda de recibos, perda de prazos, esquecimentos, equívocos em datas de pagamentos e recebimentos e muitos outros fatores vêm em decorrência da desorganização, fator que impede dados corretos e atuais em relatórios gerenciais em geral.
2. Misturar dados pessoais e empresariais
Misturar as finanças do dono da empresa com as contas da corporação pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Essa prática, comum no Brasil, pode mascarar o resultado de relatórios, especialmente quanto à saúde financeira da empresa.
3. Falta de periodicidade
A falta de periodicidade com o qual a prestação de contas é realizada prejudica no resultado final do Balanço Patrimonial. O acúmulo de dados pode, por exemplo, aumentar as chances de erros e deixar que prazos importantes sejam perdidos.
4. Coleta manual de dados
Este talvez seja o erro mais genuíno de um empresário. A ideia de ser possível coletar manualmente uma série de dados pode funcionar para uma microempresa, entretanto, basta um olhar mais aproximado para entender que, mais uma vez, essa prática tende a deixar que erros passem totalmente despercebidos.
5. Falta de dados anteriores
Conforme falamos, dados de anos anteriores são fundamentais para a criação de um Balanço Patrimonial eficiente, entretanto, é comum que esses dados sejam perdidos ou descartados, seja por imprudência ou por desorganização.
6. Falta de dados precisos
Não são poucos os casos de gestores que optam, por exemplo, por arredondar valores em geral. A falta de dados precisos tende a, quando somados, acarretar em grandes diferenças para mais ou para menos. Independentemente do valor final se tornar positivo ou negativo, perante a lei essa prática é considerada ilegal.
7. Erro de cálculos
O erro de cálculos pode surgir em diversas etapas da confecção de relatórios, entretanto, em geral, números relacionados à vendas e compras a prazo tendem a ser os maiores vilões.
8. Não entender o valor total da venda
O valor total da venda de um produto ou serviço é, em muitos casos, a maior incógnita para as empresas, isso porque a compra de matéria prima, o consumo de energia de máquinas e dos pontos de venda, os salários dos funcionários, os impostos e muitos outros fatores devem ser incluídos no valor pago pelo consumidor final.
9. Não delegar
Delegar funções é o maior desafio dos empresários, especialmente os pequenos. Entretanto, não delegar funções implica em confusões, esquecimentos, desorganização, perdas e muitos dos itens que aqui citamos como erros comuns.
10. Não contar com a ferramenta certa
Fazer um Balanço Patrimonial pode ser uma tarefa bem complicada se não forem utilizadas as ferramentas certas. Planilhas obsoletas e sem nenhuma integração dificultam a precisão dos dados e levam o gestor à demorar um tempo enorme na junção e entendimento dos dados.
Bom, como pudemos perceber, criar o Balanço Patrimonial de uma empresa requer uma boa dose de atenção e de tempo, entretanto, existem maneiras deste processo ser simplificado. Contar com um sistema de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) para automatizar e otimizar esse processo pode ser uma solução.