Capital de Giro e Análise Financeira: Descubra como Calcular
03/06/2022Qual o Valor do INSS sobre Pró Labore? Confira!
15/06/2022Iniciar um empreendimento requer conhecimento de gestão. Assim, saber como abrir um Escritório de Advocacia, confira os passos!
Para abrir um em Escritório de Advocacia você precisa, além do conhecimento Jurídico, ter uma boa noção sobre a gestão do escritório. Isso envolve, por exemplo, o planejamento financeiro, o investimento na área de marketing, a qualidade na prestação de serviços, dentre outras particularidades.
Muitos escritórios de advocacia priorizam o trabalho dos advogados e deixam de lado o trabalho administrativo, um ponto de vital importância para o bom funcionamento do empreendimento e suas atividades e que deve ser pensado antes mesmo da abertura do empreendimento, por meio do Plano de Negócio.
Isso porque, é o gerenciamento eficiente das atividades internas que darão o suporte necessário para que os advogados possam exercer sua função e proporcionar maior atenção aos seus clientes.
Acompanhe este artigo e descubra o passo a passo financeiro de como abrir um escritório de advocacia.
Passo 1: Segmentar o Mercado
O Escritório de Advocacia tem por objetivo prestar serviços jurídicos a pessoas físicas, empresas ou organizações, que buscam estes serviços para atender às suas demandas na área do Direito. Essas demandas podem ser de diversas áreas: Civil, Trabalhista, Criminal, Previdenciário, dentre outras.
Um fator muito importante para o bom desempenho de um escritório de advocacia é segmentar o mercado no qual o advogado ou advogados irão atuar. O segmento de mercado é um grande número de consumidores/clientes que possuem necessidades semelhantes.
Definir melhor seu público de atuação, facilitará a especialização do profissional em uma área específica para proporcionar aos seus clientes um serviço de maior qualidade.
As possibilidades de atuação dentro do direito são numerosas assim como seus ramos.
Entre as principais ou mais comuns estão as seguintes áreas do direito:
- Direito Civil;
- Direito Comercial ou Empresarial;
- Direito do Consumidor;
- Direito da Tecnologia da Informação;
- Direito Tributário.
Passo 2: Definir o Tipo de Empresa
Os tipos de empresa se distinguem por seu porte e sua categoria jurídica. Estas especificações devem ser definidas na abertura do negócio. Por isso, é necessário conhecer os tipos de empresas existentes no Brasil para, assim, identificar em qual delas seu escritório de advocacia pode se enquadrar.
São elas:
- Empresa Individual: o empresário é a pessoa física titular de uma atividade empresarial e não usufrui dos princípios de separação patrimonial e limitação de responsabilidade;
- Sociedade Limitada: constituída por no mínimo dois sócios, a participação no capital social da empresa é regulamentada por cotas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: constituída por apenas uma pessoa (titular da totalidade do capital social da empresa). O capital social da empresa não deve ultrapassar cem salários mínimos vigentes no País;
- Microempreendedor Individual: empreendedor com receita bruta no anual de até R$81,000 (oitenta e um mil reais).
A escolha do tipo de empresa é determinada, entre outros fatores, pela quantidade de advogados envolvidos na abertura do escritório.
Passo 3: Conhecer os Regimes de Tributação
No Brasil existem três diferentes formas de tributar os diferentes tipos de empresa. São elas:
- Lucro Real;
- Lucro Presumido;
- Simples Nacional.
A tributação se dá de acordo com o tipo de empresa escolhida, assim como pelos seus rendimentos.
Passo 4: Elaborar o Plano de Negócios
O Plano de Negócio é um documento utilizado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Na sua elaboração o empreendedor pode situar-se diante do seu negócio, do mercado que irá atuar e dos seus concorrentes
Esse documento é essencial pois com ele é possível diminuir os riscos do empreendimento a ser aberto. Isso porque, ele proporciona a capacidade de estimar se o empreendimento, projetado por meio de expectativas, valores e conhecimento de mercado, terá sucesso ou não.
Existem diferentes modelos de Plano de Negócios, contudo alguns elementos são fundamentais quando o assunto é como abrir um Escritório de Advocacia.
São eles:
Sumário Executivo
O sumário executivo apresenta o plano como um todo, porém, de uma forma resumida, nele é exposta uma síntese do plano por completo.
Na elaboração do plano esta etapa deve ser a última a ser escrita, porém, deve ser apresentada no início.
Esta seção geralmente contempla as seguintes informações:
- Conceito do negócio e oportunidade;
- Mercado e competidores;
- Equipe de gestão;
- Produtos/serviços e vantagens competitivas;
- Estrutura e operações;
- Marketing e projeção de vendas;
- Índices e projeções financeiras;
- Oferta/necessidade de aporte de recursos.
Plano de Marketing
O Plano de Marketing é um documento que mostra como a empresa planeja alcançar seus objetivos. Ele contém todas as informações e estratégias planejadas pela empresa, a partir da análise e escolha das alternativas e objetivos da organização e dos problemas de marketing.
Geralmente, um Plano de Marketing é composto por:
- Análise Ambiental;
- Objetivos;
- Estratégias de Marketing;
- Plano de Ação;
- Projeção de Vendas e Lucros.
Plano Operacional
O Plano Operacional deve ser utilizado para otimizar os processos e operações dentro do Escritório de Advocacia .
Ele descreve:
- Layout: organização do espaço físico para otimização dos trabalhos e redução de custos;
- Capacidade Produtiva: quantidade máxima de produtos ou serviços que serão ofertados pelo Escritório de Advocacia;
- Processos Operacionais: fluxograma, também chamado de gráfico de procedimentos, gráfico de processos, fluxo de pessoas e papéis, ou fluxo de documentos;
- Necessidade de Pessoal: quantidade de pessoal necessário para atender a demanda da produtividade e características de cada profissional.
Plano Financeiro
O objetivo principal de se elaborar um plano de negócios é realizar o diagnóstico de viabilidade da implantação da sua ideia.
Assim, é de extrema importância a realização do planejamento financeiro para identificar quais são os recursos necessários, custos e despesas, projeções de lucro e rentabilidade.
O Plano financeiro deve detalhar:
- Investimentos;
- Capital de Giro;
- Fluxo de Caixa;
- Indicadores de Viabilidade;
- Lucratividade e Rentabilidade.
Passo 5: Abrir o CNPJ
Para dar entrada no CNPJ para escritório de advocacia você precisa fazer o registro da sua empresa na Ordem dos Advogados do Brasil, conseguir o alvará de funcionamento com a prefeitura do seu município e se registrar junto à Receita Federal.
Nesse processo serão solicitadas cópias dos seus documentos pessoais e dos documentos dos seus sócios (caso tenha), documentação com o endereço onde seu escritório será montado, Contrato Social, entre outros.
Conclusão: Como abrir um Escritório de Advocacia?
Abrir um Escritório de Advocacia, assim como outro empreendimento, exige muito planejamento e uma gama de conhecimentos que vão além do Jurídico.
Esse processo envolve uma série de análises, a elaboração de diversos documentos e decisões que afetam diretamente o futuro do negócio. Além disso, questões bastante complexas e burocráticas devem ser consideradas, especialmente em relação às decisões financeiras.
Assim, o ideal é que você recorra a uma consultoria especializada, se você não sabe como abrir um escritório de advocacia ou não tem segurança suficiente para isso. Contar com a ajuda adequada reduz riscos e aumenta de forma significativa as chances de sucesso do seu empreendimento. Se você ficou com dúvidas sobre como abrir um Escritório de Advocacia, preencha nosso formulário e descubra como a Finsharp pode te ajudar!